Publicado em 25/11/2024

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Nayane Ramalho

Nayane Ramalho (Advogada Associada)

Em todo o mundo, o dia 25 de novembro é dedicado à luta urgente e incansável para eliminarmos todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.

A data foi promulgada pela ONU em 1999, uma homenagem às irmãs Mirabal, e com a finalidade de denunciar, conscientizar e cobrar políticas públicas para erradicação das violências contra as mulheres.

Mesmo em pleno século XXI, a violência contra as mulheres ainda é uma terrível realidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 3 mulheres é submetida a algum tipo de violência.

São inúmeras as violências pelas quais as mulheres são vitimadas diariamente, no Brasil e no mundo. E qualquer que seja o recorte analisado sobre os registros oficiais de violência contra a mulher (física, psicológica, sexual, patrimonial, moral) a única certeza que temos é que jamais podemos naturalizar essa realidade.

Aquele soco na parede, a proibição de trabalhar fora e com isso manter-se dependente financeiramente do outro, a interferência direta nas escolhas da roupa ou até o corte de cabelo ou a cor das unhas, por exemplo. Todas essas situações revelam o ciclo de violência que a mulher é submetida antes de ter sua vida interrompida.

Enquanto sociedade, nós precisamos, cada dia mais, ter a consciência de que todos nós, sem nenhuma exceção, somos responsáveis, tanto em proteger e acolher a mulher que está sendo vítima de qualquer tipo de violência, quanto em criar uma sociedade melhor para as mulheres que virão depois de nós.

Alaranjar o mundo: acabar com a violência contra as mulheres, agora!

Sabe aquele ditado: “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”? Então, já passou da hora de deixarmos ele no passado. Não podemos mais nos calar, toda violência contra mulher deve ser denunciada!

Receba todas as nossas novidades!

Deixe seu e-mail para receber notícias, novidades, mantenha-se atualizado!

    Ao clicar em Quero Receber, você concorda com as práticas adotadas para proteção de dados por essa plataforma.