Em 2022, o Banco Central anunciou o serviço “Valores a Receber”, que permitiu que brasileiros consultem a existência de dinheiro “esquecido” em bancos e entidades do sistema financeiro, e que possam sacá-lo.
Na maioria das vezes esses valores advêm de contas bancárias antigas, consórcios ou cobrança de tarefas indevidas que serão devolvidas.
Assim, desde do dia 07 de março de 2023, o Sistema de Valores a Receber (SVR) passou a liberar quantias aos cidadãos que preenchem os requisitos. A solicitação para obter o dinheiro deve ser feita no site: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber.
O pagamento do valor esquecido pode ser feito via PIX, DOC ou TED, tendo as instituições financeiras até 12 dias úteis para devolução do dinheiro. Contudo, há situações em que o cidadão terá que entrar em contato direto com o banco ou financeira.
É importante ressaltar que os herdeiros podem ter acesso ao dinheiro esquecido do falecido, sendo necessário fazer a consulta com dados da pessoa que morreu e, depois acessar o sistema SVR com a conta Gov.br prata ou ouro do próprio herdeiro. Nesse caso, o dinheiro deve ser solicitado à instituição financeira e os documentos devem comprovar a existência de vínculo com o falecido.
O Banco Central faz alguns alertas para evitar golpes, quais sejam:
1) O único site para consulta é valoresareceber.bcb.gov.br;
2) O Banco Central não envia links e não entra em contato para tratar sobre recebimento de valores ou confirmar dados pessoais;
3) O cidadão não deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, Whatsapp ou Telegram;
4) Não deve ser feito nenhum tipo de pagamento para acessar aos valores.
Fique atento para não cair em golpes.