83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

7 dicas de como evitar golpes no uso do PIX

Por Elora Fernandes (Advogada Associada)

Como é sabido, o PIX é uma nova tecnologia do mercado financeiro que tem por fim permitir transações bancárias em poucos segundos, gratuitamente e sem limite de dia ou hora.

Assim, de forma ágil, seu uso tem se tornado cada vez mais comum, e como consequência, tem ocorrido o aumento das tentativas de golpes e fraudes financeiras a utilizar a forma de pagamento conhecida como PIX.

Portanto, saiba como não cair nos golpes mais comuns do sistema financeiro e como agir se você for vítima de algum golpe:

DICA 1: A primeira regra é desconfiar de mensagens, ligações e e-mails que solicitem informações pessoais e financeiras, sobretudo se essas ocorrem pedindo urgência na resolução, alegando que se não for realizado daquela forma, o correntista sofrerá o cancelamento da conta.

DICA 2: Não clique em links maliciosos recebidos via Whatsapp, mensagens de texto ou e-mail ou forneça senhas e sequencias numéricas.


DICA 3: Duvide de promessas de ganho fácil de dinheiro. Via de regra, existe a condição de pagamento de algum valor antecipado e é nesse cenário que o golpe acontece.

DICA 4: Não realize transferências para contas de desconhecidos a pedido de terceiros. Inclusive, se receber algum pedido de suposto familiar ou amigo, confirme antes se o pedido de fato veio de pessoa conhecida ou se eventualmente alguém não está se passando por ele.

DICA 5: Caso receba o pedido para que apague o contato anterior do telefone de seu conhecido, desconfie se houver o pedido de transferência de valores ou pagamentos. Normalmente é feita essa orientação para que você não tenha mais o número correto em sua agenda para confirmar a veracidade das informações solicitadas.

DICA 6: Os golpistas têm se passado por funcionários das instituições financeiras, buscando confirmar dados e oferecendo ajuda com o cadastro da chave PIX. Não forneça informações, pois o objetivo é obter conhecimento de seus dados para realização de transferências sem seu consentimento.

DICA 7: Se você foi vítima de algum golpe ou tiver conhecimento de fraudes realizadas em seu nome, comunique imediatamente à instituição financeira, guarde todos os protocolos dos atendimentos. Ato contínuo, dirija-se a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. Se não houver solução, procure o seu advogado.

Posts Relacionados

Publicações

Vereador pode receber benefício por incapacidade e continuar trabalhando

23 Setembro 2021

Por Sara Diniz (Advogada Associada)

Publicações

Direitos do servidor público: Descubra quais são os seus.

23 Setembro 2021

Conheça cada detalhe desta relação de trabalho tão específica.

Publicações

Aposentadoria rural: o guia completo da previdência rural

16 Setembro 2021

O que é preciso para se aposentar como trabalhador rural em 2021?

Publicações

Neste dia do cliente, reforçamos o nosso compromisso

15 Setembro 2021

Por Frederico Torres (Advogado Associado)

Publicações

Direito ao auxílio moradia para médicos residentes

14 Setembro 2021

Por Joyce Reis (Advogada Associada)