83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

A importância do planejamento previdenciário para servidores públicos

Por Bruno Farias (Advogado Associado)

Os servidores públicos, desde a Constituição Federal de 1988, têm sido alvo de importantes alterações no que tange ao seu específico regramento previdenciário.

Tais mudanças, conhecidas como reformas previdenciárias, surgiram a partir de Emendas Constitucionais e cada uma delas, conforme regramento próprio, implementou não só alterações de requisitos de benefícios previdenciários como também regras de transição.

Logo, é comum que servidores cumpram requisitos de mais de um benefício previdenciário e se enquadrem em mais de uma modalidade de aposentadoria, e precisamos saber qual será o melhor benefício a ser aplicado ao caso.

A situação se torna mais complexa quando o servidor acumula cargos licitamente, isto é, dentro das hipóteses constitucionais, ou quando também desempenha atividade privada e assim contribui para o Regime Geral de Previdência Social.

As reformas, regras constitucionais transitórias, espécies de benefícios previdenciários, possibilidade de acumulação de aposentadorias e pensões, regras diferentes de cálculo e tantos outros aspectos demonstram claramente que os servidores públicos municipais, estaduais, distritais e federais necessitam realizar um planejamento previdenciário, através de um advogado especialista, para que venha alcançar o seu melhor benefício.

Dessa forma, se você é servidor público e pretende, desde já, verificar qual será o melhor benefício de aposentadoria a ser alcançado, bem como quando ocorrerá tal ato, procure um advogado especialista de sua confiança e faça o seu planejamento previdenciário.

Posts Relacionados

Publicações

Vereador pode receber benefício por incapacidade e continuar trabalhando

23 Setembro 2021

Por Sara Diniz (Advogada Associada)

Publicações

Direitos do servidor público: Descubra quais são os seus.

23 Setembro 2021

Conheça cada detalhe desta relação de trabalho tão específica.

Publicações

Aposentadoria rural: o guia completo da previdência rural

16 Setembro 2021

O que é preciso para se aposentar como trabalhador rural em 2021?

Publicações

Neste dia do cliente, reforçamos o nosso compromisso

15 Setembro 2021

Por Frederico Torres (Advogado Associado)

Publicações

Direito ao auxílio moradia para médicos residentes

14 Setembro 2021

Por Joyce Reis (Advogada Associada)