83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

A importância do planejamento previdenciário para servidores públicos

Por Bruno Farias (Advogado Associado)

Os servidores públicos, desde a Constituição Federal de 1988, têm sido alvo de importantes alterações no que tange ao seu específico regramento previdenciário.

Tais mudanças, conhecidas como reformas previdenciárias, surgiram a partir de Emendas Constitucionais e cada uma delas, conforme regramento próprio, implementou não só alterações de requisitos de benefícios previdenciários como também regras de transição.

Logo, é comum que servidores cumpram requisitos de mais de um benefício previdenciário e se enquadrem em mais de uma modalidade de aposentadoria, e precisamos saber qual será o melhor benefício a ser aplicado ao caso.

A situação se torna mais complexa quando o servidor acumula cargos licitamente, isto é, dentro das hipóteses constitucionais, ou quando também desempenha atividade privada e assim contribui para o Regime Geral de Previdência Social.

As reformas, regras constitucionais transitórias, espécies de benefícios previdenciários, possibilidade de acumulação de aposentadorias e pensões, regras diferentes de cálculo e tantos outros aspectos demonstram claramente que os servidores públicos municipais, estaduais, distritais e federais necessitam realizar um planejamento previdenciário, através de um advogado especialista, para que venha alcançar o seu melhor benefício.

Dessa forma, se você é servidor público e pretende, desde já, verificar qual será o melhor benefício de aposentadoria a ser alcançado, bem como quando ocorrerá tal ato, procure um advogado especialista de sua confiança e faça o seu planejamento previdenciário.

Posts Relacionados

Publicações

Como impugnar um edital de concurso público?

2 Agosto 2022

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)

Publicações

Responsabilização de empresas que praticam atos lesivos à administração pública

28 Julho2022

Por Rejane Carvalho (Advogada Associada)

Publicações

Quais benefícios previdenciários não podem ser acumulados?

25 Julho2022

Por Tayenne Costa (Advogada Associada)

Publicações

Como fica a partilha de imóvel construído pelo casal em terreno de terceiros?

20 Julho2022

Por Isabela Ferreira (Advogada Associada)

Publicações

Impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos

18 Julho2022

Por Lucas Brito (Advogado Associado)