83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Aposentadoria especial para dentista e auxiliar de saúde bucal

Por Roberto Filho (Advogado Associado)

A aposentadoria especial é um benefício destinado aos profissionais que trabalham expostos a algum agente nocivo que seja prejudicial à sua saúde ou integridade física. Por lei, tais profissionais precisam comprovar documentalmente que estavam expostos aos agentes nocivos durante todo o período trabalhado para ter direito ao benefício.

Nesse contexto, os dentistas que passam a maior parte do seu trabalho expostos a agentes biológicos (vírus e bactérias), químicos e até radioativos (eles fazem uso da máquina de radiografia) podem ter direito a aposentadoria especial e, consequentemente, uma aposentadoria antecipada.

Inclusive, deve-se ressaltar que além dos cirurgiões dentistas, a aposentadoria especial, no âmbito da odontologia, pode ser estendida aos auxiliares de saúde bucal (ASB), uma vez que esses profissionais estão expostos aos mesmos agentes insalubres que os dentistas.

Entretanto, para ter direito a aposentadoria especial é muito importante a apresentação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprovará, de forma objetiva, quais os agentes nocivos o segurado esteve exposto ao longo da sua jornada de trabalho.

Assim, se você tem interesse em saber mais sobre os direitos dos dentistas e auxiliares de saúde bucal, consulte um advogado especializado de sua confiança.

Posts Relacionados

Publicações

Medida Provisória cria o Programa Emprega + Mulheres e Jovens

17 Maio 2022

Por Rummenig Lucena (Advogado Associado)

Publicações

Medida Provisória altera lei que regula o teletrabalho (home office)?

12 Maio 2022

Por Thiago Leandro (Advogado Associado)

Publicações

Você sabia que algumas situações dispensam a carência para ter direito ao auxílio-doença?

11 Maio 2022

Por Mônica Danielle (Advogada Associada)

Publicações

O filho de 21 anos e estudante continua recebendo a pensão por morte?

13 Abril 2022

Por Allana Lopes (Advogada Associada)

Publicações

Você sabe quem é o “super idoso”?

5 Abril 2022

Por @jorgeluiz353 (Advogado Coordenador)