Publicado em 27/10/2021

Aposentadoria especial para dentista e auxiliar de saúde bucal

Por Roberto Filho (Advogado Associado)

Por Roberto Filho (Advogado Associado)

A aposentadoria especial é um benefício destinado aos profissionais que trabalham expostos a algum agente nocivo que seja prejudicial à sua saúde ou integridade física. Por lei, tais profissionais precisam comprovar documentalmente que estavam expostos aos agentes nocivos durante todo o período trabalhado para ter direito ao benefício.

Nesse contexto, os dentistas que passam a maior parte do seu trabalho expostos a agentes biológicos (vírus e bactérias), químicos e até radioativos (eles fazem uso da máquina de radiografia) podem ter direito a aposentadoria especial e, consequentemente, uma aposentadoria antecipada.

Inclusive, deve-se ressaltar que além dos cirurgiões dentistas, a aposentadoria especial, no âmbito da odontologia, pode ser estendida aos auxiliares de saúde bucal (ASB), uma vez que esses profissionais estão expostos aos mesmos agentes insalubres que os dentistas.

Entretanto, para ter direito a aposentadoria especial é muito importante a apresentação do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que comprovará, de forma objetiva, quais os agentes nocivos o segurado esteve exposto ao longo da sua jornada de trabalho.

Assim, se você tem interesse em saber mais sobre os direitos dos dentistas e auxiliares de saúde bucal, consulte um advogado especializado de sua confiança.

Receba todas as nossas novidades!

Deixe seu e-mail para receber notícias, novidades, mantenha-se atualizado!

    Ao clicar em Quero Receber, você concorda com as práticas adotadas para proteção de dados por essa plataforma.