83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Desaposentação e Reaposentação

Finalizou-se hoje, 06 de fevereiro, o julgamento dos embargos de declaração opostos em face dos acórdãos do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que trataram da constitucionalidade da Desaposentação e Reaposentação.

As discussões foram retomadas relembrando as definições dos referidos institutos, na qual ficou definido que Desaposentação é o ato em que o aposentado acresce seu benefício por meio de uma recontagem das suas contribuições, aproveitando para tanto, novas contribuições realizadas após sua aposentadoria. Já a Reaposentação é o ato em que o aposentado renuncia sua aposentadoria para requerer uma nova, baseada em novas contribuições realizadas após sua aposentadoria, desde que cumpra todos os requisitos formais para o requerimento de ambos os benefícios, de forma independente.

O entendimento firmado nesta assentada foi que, equiparando os dois institutos e fundamentados no princípio da irreversibilidade e irrenunciabilidade que acobertam o benefício de aposentaria, seria inconstitucional tais práticas.

Por outro lado, decidiu-se pela irrepetibilidade dos valores percebidos pelos segurados à título de desaposentação, de boa-fé, por meio de decisão judicial transitada em julgado até a data de hoje.

Neste sentido, a tese firmada foi que "No âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à 'desaposentação' e ‘reaposentação’, sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei nº 8.213/91."

Posts Relacionados

Publicações

Pandemia e irredutibilidade salarial dos servidores públicos

3 Abril 2020

Por Allana Lopes (Advogada Associada do Departamento Jurídico Administrativo)

Publicações

Aprovada a complementação de valores aos entres públicos

2 Abril 2020

Por Christina Morais (advogada Sócia do Núcleo de Entes Públicos)

Publicações

A importância do agronegócio para o funcionamento do país

1 Abril 2020

Por Daniela Heliodoro (Advogada Coordenadora da Unidade de Cuiabá)

Publicações

Auxílio emergencial ao trabalhador informal

31 Março 2020

Por Thais Barbosa (Advogada Associada do Departamento Jurídico Previdenciário)

Publicações

Prorrogação de vencimento de dívidas com os bancos

27 Março 2020

Por Larissa Raulino (Advogada Associada do Departamento Jurídico Cível)

Fale
conosco