83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Licença Prêmio para os militares das Forças Armadas

Por Ana Paula Correio Lima

A licença prêmio é um benefício pago ao servidor público após um certo período de exercício efetivo e ininterrupto do cargo público. Esse benefício corresponde a um período de licença remunerada, mas que somente é devido se houver previsão legal no estatuto dos servidores.

Ocorre que os militares das Forças Armadas também têm direito a um benefício equivalente a este, que seria a licença especial que concede aos militares seis meses de afastamento total das suas atividades, a cada dez anos de efetivo exercício (neste caso, exercício de atividade militar), nos termos da lei nº 6.880/80.

A Medida Provisória 2.215-10 de 2001 extinguiu o direito à licença especial mencionada acima, mas deixou assegurado o direito adquirido para os militares que tivessem ingressado antes de 1990 e completado um decênio de serviço até 29 de dezembro de 2000.

Por tal motivo, foi editada a Portaria Normativa nº 31/2018 do Ministério da Defesa que reconheceu a possibilidade de conversão em pecúnia da licença especial do militar, que não usufruiu, nem utilizou para fins de inatividade.

Dessa forma, se o militar se enquadrar na situação explanada, deve consultar um advogado de sua confiança para verificar a possibilidade de pleitear essa conversão em pecúnia judicialmente.

Posts Relacionados

Publicações

Como evitar o cancelamento do BPC?

7 Dezembro 2021

Por Thiago Costa (Advogado Associado)

Publicações

Pessoas dentro do espectro autista têm direito ao benefício assistencial

6 Dezembro 2021

Por Cibelly Moura (Advogada Associada)

Publicações

Saiba o que é auditoria trabalhista e por que contratar.

2 Dezembro 2021

UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA SUA EMPRESA.

Publicações

Piso salarial para os profissionais de enfermagem

1 Dezembro 2021

Por Thiago Leandro (Advogado Associado)

Publicações

Quais direitos do servidor público em caso de desvio de função?

30 Novembro 2021

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)