83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Os contratos digitais têm validade jurídica?

Por Camila Fazollo (Advogada Associada)

Hoje existe a possibilidade de realizar e assinar contratos no meio digital. Os benefícios dos contratos digitais são a diminuição dos custos, a melhora no armazenamento dos documentos com o respectivo histórico de negociações e a maior celeridade para as contratações.

Todavia, é necessário esclarecer que contrato digital é distinto de contrato digitalizado. Os contratos digitalizados têm sua validade jurídica, muitas vezes, questionada e negada nos tribunais, pois são de fácil manipulação e podem ser facilmente adulterados. Já os contratos digitais são elaborados, armazenados, assinados eletronicamente e tem validade jurídica.

Assim, em meio a pandemia da covid-19, os contratos em forma digital ganharam visibilidade e utilização em larga escala, sendo necessária, muitas vezes a ajuda de um advogado para conferir validade jurídica ao documento (contrato).

Em verdade, o contrato digital é um negócio jurídico em que as partes contratantes decidem expressar sua vontade por meio eletrônico, ou seja, o contrato poderá será feito por meio de alguma ferramenta digital, como, por exemplo: plataforma de e-commerce, proposta de venda e aceite de serviço por e-mail, videoconferência, teleconferência, sistema de mensagem instantânea, redes sociais, certificado digital, assinatura digital, dentre outras formas.

Portanto, se você é prestador de serviço ou empresa e precisa otimizar o seu tempo, ganhar novos clientes em outras cidades, seria interessante passar utilizar os contratos digitais que têm a mesma validade dos contratos físicos e menos custo, bastando garantir alguns requisitos exigidos pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001 para manter a validade jurídica do contrato, cuja a análise precisará ser feita por um advogado.

Posts Relacionados

Publicações

Aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde

22 Janeiro 2021

Por José Fernandes (Advogado Coordenador)

Publicações

MP prorroga regras de cancelamento de voos durante a pandemia

20 Janeiro 2021

Por Marília Dias (Advogada Associada)

Publicações

Você sabia que os alguns critérios de aposentadorias mudaram?

19 Janeiro 2021

Por Edivanildo Nunes (Advogado Associado)

Publicações

Minha carteira de habilitação venceu. Renovo agora ou depois da vigência do novo CTB, em abril?

15 Janeiro 2021

Por Jackson Lucena (Advogada Coordenador)

Publicações

Qual o prazo para requerer pensão por morte junto ao INSS?

11 Janeiro 2021

Por Erilany Dantas (Advogada Associada)