83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Saiba o que é auditoria trabalhista e por que contratar.

UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA SUA EMPRESA.

Seja qual for o tamanho de seu empreendimento, um dos pontos mais sensíveis às empresas é a condução correta nas suas relações de trabalho com seus colaboradores e todos os procedimentos que isso envolve. 

Por mais atento e dedicado que seja seu departamento de pessoal, existem questões de muita complexidade técnica que só podem ser avaliadas e solucionadas, de forma preventiva e eficaz, por profissionais com capacitação adequada.

Este é o objetivo da auditoria trabalhista: identificar pontos de lacunas e desconformidades com a lei em suas relações trabalhistas, tanto na parte procedimental como na documental, e apresentar soluções para as inadequações jurídicas que podem estar sendo cometidas, que muitas vezes o empresário não tem conhecimento.

MAS O QUE É EXATAMENTE A AUDITORIA TRABALHISTA?

A auditoria trabalhista é um conjunto de ações promovidas por profissionais especializados que visam à identificação de potenciais falhas ou lacunas que exponham sua empresa ao risco de demandas trabalhistas ou previdenciárias.

Sua função primordial é entregar segurança jurídica aos seus negócios, de forma a prevenir os danosos efeitos financeiros que podem advir de ações trabalhistas, ou de aplicação de multas pelos órgãos fiscalizadores. 

Mas acredite, não é necessário que sua empresa esteja sofrendo uma ou mais ações trabalhistas ou fiscalizações previdenciárias. O caráter preventivo da auditoria trabalhista é o representante de sua força de importância.  

COMO A AUDITORIA SE DIFERE DA ASSESSORIA?

A assessoria foca suas atenções no tratamento jurídico das informações de forma consultiva, ou seja, baseia os procedimentos a partir das informações prestadas pelo consulente.

Já a auditoria consiste numa análise mais profunda, com exame e avaliação de contratos de trabalho, dos procedimentos efetivos de pagamentos e recolhimentos previdenciários ligados ao pessoal, bem como das rotinas e dos procedimentos internos dos trabalhadores e suas condições de trabalho.

Leia mais: Gestão nos contratos de trabalho
homens de terno


9 VANTAGENS DE CONTRATAR UMA AUDITORIA TRABALHISTA

Muitos são os pontos onde a auditoria tem sua eficácia garantida, dentre eles destacam-se:

1- Desvendar erros – Com o olhar crítico e preparado dos auditores, as incorreções que porventura estejam sendo cometidas pelo empreendedor, sem que ele tenha conhecimento, são detectadas.

2- Estabelecimento de boas rotinas – A partir da detecção das irregularidades, a auditoria promove a criação de melhores práticas cotidianas, de forma a entregar legalidade procedimental.

3- Criação de mecanismos de autocontrole – Com a criação de rotinas e procedimentos mais alinhados com as normas legais, todos os profissionais envolvidos passam a ter uma visão mais apurada dos procedimentos, criando uma cultura de legalidade no ambiente da empresa.

4- Estabelecimento de prioridades e ações efetivas – A partir das demandas mais emergentes, a auditoria trabalhista identifica e traça os planos de ação que devem ser aplicados, em sua ordem de risco apresentado, ou importância estratégica.

5- Prevenção de ações trabalhistas – Com a identificação das incorreções e a adoção de práticas mais alinhadas ao ordenamento jurídico, existe uma diminuição muito significativa das ações trabalhistas em face da empresa. Inclusive, ainda que eventualmente aconteça, o arsenal de provas a serem produzidas estará à disposição, aumentando sobremaneira suas chances de sucesso no resultado.  

6- Redução ou eliminação de multas – A legislação previdenciária e trabalhista passa a ser observada com maior atenção, e com os ajustes propiciados pela auditoria trabalhista eliminam ou minimizam sensivelmente os riscos de aplicação de multas.

7- Bem-estar dos colaboradores – Com os ajustes das rotinas e condições de trabalho, é instalada imediatamente uma sensação de bem-estar nos funcionários, que, detectando as melhorias implementadas, experimentam a sensação de cuidado por parte de seu empregador. 

8- Melhoria da imagem da empresa – Um patrimônio imaterial extremamente importante é a imagem que sua empresa representa no mercado. A correção de suas ações cotidianas, com recolhimentos corretos e com seu corpo de funcionários satisfeitos, existe um ganho expressivo da imagem de sua empresa.

9- Atratividade para investimentos – Na hipótese de venda da sua empresa ou da captação de recursos no mercado, a sua empresa poderá, por meio de uma auditoria trabalhista, evidenciar o cumprimento das obrigações trabalhistas. Essa situação aumenta o valuation da sua empresa e aumenta o interesse por investidores ou compradores.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UMA AUDITORIA TRABALHISTA?

Por todos os elementos já mencionados, a auditoria trabalhista chega a ser primordial na instalação de boas práticas a partir da detecção e correção de ilegalidades, que podem pôr em risco a saúde financeira de seu empreendimento.

Desde as questões mais triviais como jornadas de trabalho e seu controle, correto preenchimento e formalização de documentos, adequações às normas regulamentadoras podem ser solucionadas por esta ferramenta.

Até mesmo aquelas mais complexas como as de assédio moral, equiparações salariais e desvios de função que podem ocasionar indenizações, serão identificadas e as soluções apresentadas e efetivamente adotadas, entregam ao empresário a efetiva segurança jurídica na condução de seus negócios.

Para tanto, é necessário profissionais capacitados e preparados para a entrega de um trabalho completo, para que as atenções do empreendedor possam ser focadas no objeto central de seu negócio, impedindo que os problemas relacionados às questões administrativas ditem os rumos de seu empreendimento.

Posts Relacionados

Publicações

Acumulação de benefícios após a Reforma da Previdência

13 Janeiro 2022

Por Bruno Farias (Advogado Associado)

Publicações

Isenção de Imposto de Renda para pensionista de ex-combatente

12 Janeiro 2022

Por Gracielle Viegas (Advogada Associada)

Publicações

Possibilidade de acumulação de cargos públicos

11 Janeiro 2022

Por Ana Paula Correia Lima

Publicações

Possibilidade de acumulação pensão por morte com outro benefício

10 Janeiro 2022

Por Paulo Vieira (Advogado Associado)

Publicações

Demora injustificada para conclusão de processo de aposentadoria pode gerar indenização

7 Janeiro 2022

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)