83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Saiba o que fazer com as viagens canceladas durante a quarentena

Por Antônio Neto (Advogado Associado)

A pandemia da covid-19 trouxe inúmeras mudanças na vida de todos nós. Com o objetivo de amenizar algum desequilíbrio econômico causado pelo isolamento social, novas regras nas relações de consumo de bens e prestação de serviço surgiram, fazendo com que precisássemos nos adaptar.

Assim, com o intuito de minimizar os prejuízos suportados pelos consumidores e pelo setor de aviação civil no País, o governo brasileiro editou a Medida Provisória (MP) nº. 928/2020, convertida na lei nº. 14.034/20, que garantiu aos consumidores o direito do reembolso dos valores relativos à compra de passagens áreas, dentro do prazo de doze meses a contar do cancelamento ou a remarcação da viagem.

Portanto, as passagens aéreas que foram canceladas antes da MP, sem o consentimento do consumidor, poderão ter o reembolso imediato do valor da passagem, uma vez que as alterações na viagem foram realizadas unilateralmente pela companhia aérea, conforme o entendimento do Juizado Especial Cível de Indaiatuba/SP, não havendo obrigatoriedade de observar as regras da MP nº. 928/2020.

Nesse contexto, o consumidor deverá observar se a data do cancelamento da viagem ocorreu na vigência da MP nº 928/20, pois, tendo ocorrido nesse período, o cliente terá direito ao reembolso dos valores dentro do prazo de 12 meses. No entanto, se ocorreu antes da vigência da MP e sem o consentimento do consumidor, ele poderá pleitear o seu reembolso de forma imediata.

Em ambos os casos, se o consumidor não conseguir resolver seu problema de cancelamento de viagem diretamente com a empresa, será possível garantir tal direito judicialmente.

Posts Relacionados

Publicações

Novo Código de Trânsito Brasileiro é Sancionado

15 Outubro 2020

Por Jackson Lucena (Advogado Coordenador)

Publicações

O que ocorre após um bem ser penhorado?

14 Outubro 2020

Por Daniela Queiroz (Advogada Coordenadora)

Publicações

Revisão administrativa de pensão por morte de filho inválido

8 Outubro 2020

Por Mônica Rocha (Advogada Associada)

Publicações

Enfermeiros têm direito a aposentadoria especial?

7 Outubro 2020

Por Jéssica Yohara (Advogada Associada)

Publicações

Aposentadoria por incapacidade permanente do servidor público

6 Outubro 2020

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)