83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

STF decidiu que menor sob guarda faz parte do rol de dependentes previdenciários

Por Thiago Baracuhy (Advogado Associado)

Por Thiago Baracuhy (Advogado Associado)

Como é sabido, para ter direito ao benefício de pensão por morte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado, ora falecido, precisa ter contribuído para a Previdência Social e o beneficiário precisa estar enquadrado no rol de dependentes discriminados no art. 16 da lei 8.213/91.

Nesse contexto, esse rol é divido em classes de preferência. Sendo assim, a primeira classe deste rol é composta pela esposa/companheira e filhos; a segunda classe, é composta pelos pais do segurado e a última classe, pelos irmãos não emancipados menores de 21 anos ou inválidos.

Ocorre que, ontem, 08 de junho de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ADI 4878, em uma votação apertada, de 06 votos a favor e 05 votos contra, foi reconhecido o menor sob guarda como dependente, por estar equiparado ao enteado e ao menor tutelado, devendo, portanto, integrar o rol dos possíveis beneficiários da pensão por morte do INSS.

Todavia, o menor sob guarda terá ainda que comprovar a sua dependência econômica em relação ao instituidor falecido, posto que em relação ao enteado e ao menor tutelado, a dependência econômica é relativa, precisando, assim, ser comprovada.

Deve-se ressaltar que esta decisão do STF tem grande repercussão social ao reconhecer o direito do menor sob guarda ao benefício de pensão por morte, a exemplo dos netos que são criados desde muito cedo pelos avós e que no óbito deste último ficavam sem amparo legal. Logo, existindo alguém nesta situação, é aconselhável procurar um advogado de sua confiança para verificar a viabilidade do pedido de pensão por morte. Fique atento!

Posts Relacionados

Publicações

Como evitar o cancelamento do BPC?

7 Dezembro 2021

Por Thiago Costa (Advogado Associado)

Publicações

Pessoas dentro do espectro autista têm direito ao benefício assistencial

6 Dezembro 2021

Por Cibelly Moura (Advogada Associada)

Publicações

Saiba o que é auditoria trabalhista e por que contratar.

2 Dezembro 2021

UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA SUA EMPRESA.

Publicações

Piso salarial para os profissionais de enfermagem

1 Dezembro 2021

Por Thiago Leandro (Advogado Associado)

Publicações

Quais direitos do servidor público em caso de desvio de função?

30 Novembro 2021

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)