83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Teletrabalho para melhor desempenho da empresa

Um estudo recente da Universidade de Stanford mostrou um aumento de 13% da produtividade de funcionários que trabalham remotamente.

O teletrabalho, também conhecido como Home Office ou trabalho remoto, permite a execução do trabalho em um local diverso do estabelecimento empresarial, por meio da utilização de tecnologias da informação e meios de comunicação.

Tal modalidade, já possuía previsão legal, no artigo 6º, parágrafo único, da CLT. No entanto, com o advento da reforma trabalhista, tal modalidade passou a ser regulamentada pelos artigos 75-A a 75-E da norma consolidada.

É importante registrar que para a regulamentação do teletrabalho é imprescindível que haja previsão expressa no contrato de trabalho, especificando quais atividades serão realizadas pelo empregado, bem como as responsabilidades na aquisição dos equipamentos tecnológicos e toda a infraestrutura necessária para a execução do mesmo, como também é necessário conter a previsão de reembolso no caso de eventuais despesas que o empregado possa ter.

Além dos benefícios concedidos ao empregado de ter a oportunidade de manter o vínculo com a empresa prestando serviços no aconchego do seu lar, o teletrabalho também reduz o desgaste físico e mental, tendo em vista que não é necessário o deslocamento até empresa, o que gera uma maior economia nos custos e no tempo.

Para as empresas, além da economia com os custos do estabelecimento (água, energia, telefone, limpeza, aluguel e etc), o empregador contará com o aumento da disponibilidade de tempo do empregado pela eliminação dos deslocamentos, aumento da produtividade, proporção de bem-estar ao empregado, bem como a possibilidade de contratar empregados de diversas localidades com diversas qualificações e especialidades.

Posts Relacionados

Publicações

Prorrogada a suspensão da exigência da prova de vida

3 Dezembro 2020

Por Héllen Katherine (Advogada Associada)

Publicações

Nova tabela do fator previdenciário

2 Dezembro 2020

Por Eduarda Ribeiro (Advogada Associada)

Publicações

Sentença trabalhista e seus efeitos para os benefícios previdenciários

1 Dezembro 2020

Por Diego Nunes (Advogado Associado)

Publicações

Revisão de precatórios federais

27 Novembro 2020

Por Nelson Torres (Advogado Associado)

Publicações

Quais os direitos dos aposentados por invalidez?

26 Novembro 2020

Por Luana Souza (Advogada Associada)