83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Três formas de requerer o seguro-desemprego

Por Héllen Katherine (Advogada Associada)

Em regra, o seguro-desemprego é destinado aos empregados formais ou domésticos que foram demitidos sem justa causa ou que foram dispensados indiretamente, além de outros profissionais. O seguro poderá ser pago em 03 (três) até 05 (cinco) parcelas, de forma contínua ou alternada, a dependente do tempo trabalhado, desde que preenchidos todos os requisitos fixados em lei.

A primeira forma de requerimento do seguro-desemprego é mediante do comparecimento presencialmente junto ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), cujo atendimento deve ser agendado previamente pela central de atendimento nº 158, devendo o empregado levar os documentos pessoais, carteira de trabalho, termo de rescisão do contrato de trabalho e o cartão do PIS/PASEP.

A segunda forma pode ser feita por meio do site Emprega Brasil, no endereço: https://empregagrasil.mte.gov.br. Para ter acesso ao requerimento do seguro desemprego pelo site, o empregado precisará se cadastrar no site e criar uma senha, para somente depois fazer o requerimento. Deve-se atentar que para fazer o cadastro, o empregado deverá ter todos os documentos em mãos que levaria para o SINE, se fosse para o atendimento presencial, posto que o formulário a ser preenchido no site possui as mesmas perguntas do formulário físico, de papel.

Por fim, a terceira forma é por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas versões Android ou IOS. Da mesma forma que no site, deverá ser respondido o formulário (que é o mesmo utilizado no site), para somente após 30 (trinta) dias do requerimento começar a receber o benefício do seguro desemprego, se deferido.

Se mesmo assim ficou com alguma dúvida sobre o procedimento, o empregado poderá pedir auxílio através das centrais de atendimento do INSS (nº 135) ou do SRTE (nº 158).

Posts Relacionados

Publicações

Prorrogada a suspensão da exigência da prova de vida

3 Dezembro 2020

Por Héllen Katherine (Advogada Associada)

Publicações

Nova tabela do fator previdenciário

2 Dezembro 2020

Por Eduarda Ribeiro (Advogada Associada)

Publicações

Sentença trabalhista e seus efeitos para os benefícios previdenciários

1 Dezembro 2020

Por Diego Nunes (Advogado Associado)

Publicações

Revisão de precatórios federais

27 Novembro 2020

Por Nelson Torres (Advogado Associado)

Publicações

Quais os direitos dos aposentados por invalidez?

26 Novembro 2020

Por Luana Souza (Advogada Associada)