83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Você sabe porque é importante contribuir com o INSS?

Por Jéssica Carolina (Advogada Associada)

Diferentemente dos que muitos pensam, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma seguradora, portanto é necessário o pagamento de prestações para que você tenha acesso aos benefícios. 

Assim, podem ser segurados da previdência social os empregados de carteira assinada, empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais (por exemplo os autônomos), contribuintes facultativos (a exemplo dos estudantes, dona de casa) e os segurados especiais, que podem ser os agricultores que trabalham em regime de economia familiar ou pescadores artesanais. 

Quem trabalha com carteira assinada ou os trabalhadores avulsos são automaticamente filiados à previdência, pois parte de seu salário vai direto para o INSS. Porém, os contribuintes facultativos ou quem trabalha por conta própria, como os contribuintes individuais (autônomos), precisam se inscrever voluntariamente para começarem a contribuir com o INSS e assim terem, também, direito aos benefícios previdenciários.

Conforme ocorre no plano de saúde, por exemplo, à medida que o segurado paga as mensalidades, ele atinge um período de carência, passando a ter o direito a pleitear diversos benefícios. Assim funciona o INSS, ou seja, a cada contribuição feita para a Previdência Social, o segurado poderá requerer o benefício previdenciário como: auxílio-doença, salário maternidade, aposentadoria, dentre outros. 

Assim, é de suma importância o pagamento das parcelas em dia, para que, caso aconteça um infortúnio, você esteja protegido pela Previdência e tenha direito aos benefícios oferecidos. 

Caso tenha alguma dúvida, faça sua pergunta nos comentários.

Posts Relacionados

Publicações

Vereador pode receber benefício por incapacidade e continuar trabalhando

23 Setembro 2021

Por Sara Diniz (Advogada Associada)

Publicações

Direitos do servidor público: Descubra quais são os seus.

23 Setembro 2021

Conheça cada detalhe desta relação de trabalho tão específica.

Publicações

Aposentadoria rural: o guia completo da previdência rural

16 Setembro 2021

O que é preciso para se aposentar como trabalhador rural em 2021?

Publicações

Neste dia do cliente, reforçamos o nosso compromisso

15 Setembro 2021

Por Frederico Torres (Advogado Associado)

Publicações

Direito ao auxílio moradia para médicos residentes

14 Setembro 2021

Por Joyce Reis (Advogada Associada)