O que podem fazer as pensionistas militares excluídas dos planos de saúde Fusex, Funsa ou Fusma?

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)

em 27/07/2021

Por Nayane Ramalho (Advogada Associada)

Ultimamente, as Forças Armadas interpretando desfavoravelmente a legislação (art. 50 do Estatuto dos Militares), tem suspendido o direito dos pensionistas militares a ter acesso ao fundo de saúde, cujo plano garantia cobertura de tratamento médico, hospitalar e odontológico aos pensionistas.

Nesse sentido, as Forças Armadas têm entendido que apesar do pensionista ser beneficiário da pensão militar, o mesmo não seria necessariamente um dependente para fins de direito à assistência médica, em especial, os pensionistas com menos de cinco anos de cadastramento da pensão, que também perderam o direito à utilização do fundo de saúde.

Todavia, o Poder Judiciário tem entendido em sentido oposto, resguardando o direito à saúde dos pensionistas, de modo que muitos deles estão conseguindo reverter as suspensões ao Fundo de saúde após o ajuizamento de ações judiciais.

Diante deste contexto, havendo a suspensão do acesso ao fundo de saúde, deve o pensionista procurar um advogado especialista no assunto para garantir o direito à saúde.

Voltar

Fale conosco agora ou solicite nosso contato pelo formulário:

0800-744-4000contato@marcosinacio.adv.br





    POSTS RELACIONADOS

    Atualizações jurídicas
    ao seu alcance.

      Inscreva-se em nossa newsletter e receba os conteúdos mais relevantes e atualizados do universo jurídico.



      Ao clicar em Quero Receber, você concorda com as práticas adotadas para proteção de dados por essa plataforma.