Outubro Rosa: muito mais que um laço, um direito à saúde

Emmanuela Dias (Advogada Associada)

em 01/10/2024

O “Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização criado no início da década de 1990, mobilizando milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, tornou-se uma importante iniciativa de saúde pública em 2018, por meio da lei nº 13.733 que instituiu o mês de outubro como o período de conscientização sobre o câncer de mama.

Essa legislação garante às mulheres – não apenas em outubro, mas o ano inteiro – ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em todo o país, como acesso e divulgação de informações sobre a doença; direito a mamografias a todas as mulheres a partir dos 40 anos, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS); realização de exames clínicos; e até cirurgias para reconstrução da mama também pelo SUS.

O Outubro Rosa nos convida a refletir sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Se você é mulher, faça seus exames, conheça seus direitos para exigir atendimento adequado. Sendo mulher ou homem, divulgue e participe das iniciativas locais sobre a importância da prevenção. Ao participar dessa campanha, cada um de nós contribui para um futuro mais saudável para as mulheres.

Voltar

Fale conosco agora ou solicite nosso contato pelo formulário:

0800-744-4000contato@marcosinacio.adv.br





    POSTS RELACIONADOS

    Atualizações jurídicas
    ao seu alcance.

      Inscreva-se em nossa newsletter e receba os conteúdos mais relevantes e atualizados do universo jurídico.



      Ao clicar em Quero Receber, você concorda com as práticas adotadas para proteção de dados por essa plataforma.