83 3044 1000

João Pessoa

Olá, como você se chama?

Aprovado o adiamento das eleições municipais

Por Raphaela Neves (Advogada coordenadora do Núcleo de Entes Públicos)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 01 de julho, em dois turnos, a PEC nº 18/2020, que determina o adiamento das Eleições Municipais deste ano devido à gravidade da situação pandêmica provocada pelo coronavírus.

O texto aprovado em tempo recorde, foi promulgado pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira, dia 02 de julho, fixando as datas de 15 de novembro e 29 de novembro para os dois turnos de votação, para eleger prefeitos e vereadores de 5.568 municípios, tornando sem efeito o art. 16 da Constituição Federal que proíbe alterações do processo eleitoral no mesmo ano da eleição.

Além de adiar as eleições, a PEC/18 estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita, até 26 de setembro e encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto da prestação de contas das campanhas dos candidatos, que terá como prazo fatal 15 de dezembro. Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021.

Dentre outros pontos relevantes da PEC/18 temos: os prazos de desincompatibilização vencidos não serão reabertos; outros prazos eleitorais que não tenham transcorrido na data da promulgação da PEC deverão ser ajustados pelo TSE considerando-se a nova data das eleições; os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional; e a prefeitura e outros órgãos públicos municipais poderão continuar realizando, no segundo semestre deste ano, propagandas institucionais relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Os novos prazos além de preservar a segurança da população, garantem a manutenção do rito democrático sem alteração nos períodos dos mandatos dos agentes públicos.

Posts Relacionados

Publicações

Revisão de precatórios federais

27 Novembro 2020

Por Nelson Torres (Advogado Associado)

Publicações

Quais os direitos dos aposentados por invalidez?

26 Novembro 2020

Por Luana Souza (Advogada Associada)

Publicações

Quem tem direito ao auxílio-doença por acidente de trabalho?

25 Novembro 2020

Por Bárbara Mendes (Advogada Associada)

Publicações

Dicas para aproveitar de forma segura a Black Friday

24 Novembro 2020

Por Jackson Lucena (Advogado Coordenador)

Publicações

Você conhece os direitos dos anistiados políticos?

23 Novembro 2020

Por Antônio Neto (Advogado Associado)