Por Frederico Torres (Advogado Associado)
Hoje, dia do cliente, a Marcos Inácio Advogados quer compartilhar com você os principais deveres do advogado para com o cliente, e como a ética e a empatia devem andar lado a lado na hora da prestação dos serviços jurídicos.
O Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelece os deveres do advogado para com os clientes. Os principais deveres estão destacados em:
– Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade;
– Atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé;
– Empenhar-se, permanentemente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional;
– Estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios;
– Aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial;
– Informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda.
É importante, também, ressaltar que as atitudes éticas e morais são regra de ouro que todos os profissionais devem se esforçar para exercer no tratamento com o cliente.
No caso da advocacia, a empatia deve ser exercida para estar atento não apenas ao que lhe é dito, mas ao que o outro está sentindo. É entender, analisar, observar e interpretar o que outro sente e pensa – e isso é fundamental para antecipar movimentos e ajudar a lidar melhor com o cliente.
Estimados clientes, vocês fazem parte do nosso escritório. Parabéns.