O que fazer caso tenha realizado um PIX de forma equivocada?

Por Antônio Neto (Advogado Associado)

em 13/08/2021

Por Antônio Neto (Advogado Associado)

O PIX é o meio de pagamento eletrônico instantâneo que já é uma realidade entre os brasileiros, no entanto, o que fazer caso tenha realizado um PIX de forma equivocada?

O funcionamento do arranjo de pagamentos PIX é disciplinado pela Resolução 103 do Banco Central e estabelece que nos casos em que forem realizadas transações por meio do PIX de forma equivocada, o consumidor deverá entrar em contato com a instituição financeira na qual foi realizado o meio de pagamento para solicitar o estorno, que quebrará a restituição para a pessoa que recebeu o PIX de forma indevida.

Caso o destinatário se recuse a restituir os valores em comento, o consumidor deverá registrar um Boletim de Ocorrência e procurar um advogado de sua confiança para defender os seus direitos.

É importante frisar que se você receber uma ligação informando que realizaram um PIX de forma equivocada ou de forma agendada em sua conta e por isso, estão solicitando a devolução dos valores, você deverá, primeiramente, entrar em contato com o gerente da sua Instituição Financeira, para se certificar de que não se trata de golpe, evitando assim maiores prejuízos. Fique atento.

Voltar

Fale conosco agora ou solicite nosso contato pelo formulário:

0800-744-4000contato@marcosinacio.adv.br





    POSTS RELACIONADOS

    Atualizações jurídicas
    ao seu alcance.

      Inscreva-se em nossa newsletter e receba os conteúdos mais relevantes e atualizados do universo jurídico.



      Ao clicar em Quero Receber, você concorda com as práticas adotadas para proteção de dados por essa plataforma.