Por Edivanildo Nunes (Advogado Associado)
Por Edivanildo Nunes (Advogado Associado)
O planejamento previdenciário é um serviço jurídico por meio do qual um advogado irá analisar toda a vida contributiva do segurado, diga-se, todos os períodos em que o segurado contribuiu para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o seu tempo de efetivo trabalho, usando as informações contidas no próprio INSS (CNIS), nas carteiras de trabalho ou nos carnês de recolhimento, permitindo fazer várias simulações do tempo de contribuição da pessoa interessada, no intuito de indicar o melhor momento para sua aposentadoria.
Observe que durante o planejamento, o especialista irá fazer os ajustes necessários nos dados cadastrais do INSS (CNIS), inclusive, somando períodos de contribuição não computados como: tempo de aluno aprendiz, prestação de serviço militar, tempo de trabalho em outro regime de previdência, dentre outras situações.
Irá avaliar, inclusive, se o INSS deixou de considerar algum período que o segurado trabalhou em condições especiais para ser convertido em tempo comum, permitindo uma aposentadoria antecipada. Ou seja, serão observados todos os detalhes que possam influenciar no valor final do benefício de aposentadoria do segurado.
Por fim, este serviço é indicado a todos os segurados que desejam se aposentar pelo INSS ou pelo regime próprio de previdência, no caso dos servidores públicos. Então, se você deseja planejar seu futuro e ter uma aposentadoria mais tranquila e justa, com o maior valor possível, procure um advogado especialista em direito previdenciário da sua confiança e faça imediatamente o seu planejamento previdenciário.